Biografia
Compositor natural de Santos/SP, Pedro Pascoali tem 24 anos e teve sua iniciação musical através do estudo do violão e do violino, o que lhe proporcionou, desde muito cedo, experiência tanto com a música popular brasileira quanto com a música de concerto orquestral. Atualmente estuda composição na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde tem aulas com Denise Garcia, Francisco Zmekhol e José Augusto Mannis.
Durante seu percurso, teve a oportunidade de ter aulas com os compositores Hèctor Parra, Jean-Luc Hervé, Dmitri Kourliandski, Januibe Tejera, Demian Luna, Nuno Figueiredo, Tatiana Catanzaro, Alexandre Lunsqui, Paul Rudy, Felipe de Almeida Ribeiro, Leonardo Margutti, Márcio Steuernagel, Maurício Dottori, Tonia Ko, Rogério Vasconcelos e Cristina Dignart.
Seu trabalho abrange tanto música instrumental para pequenos e grandes conjuntos como música eletroacústica e ópera. Desde 2021 tem sido premiado em diversos festivais e concursos pelo Brasil e exterior. Suas composições ganharam concursos como o "I Concurso de Composição da Plataforma Percussão Brasileira ", o "Festival Escrita Fina", o "Festival Universitário da Canção ", e, com "Veleiro Kestrel" (2023), para orquestra, a “Competição Jovens Talentos da Orquestra Sinfônica da Unicamp". Além disso, sua obra "Geométrico orgânico" (2023), para ensemble, foi selecionada para a "XXV Bienal de Música Brasileira Contemporânea". Participou ativamente como compositor em três edições do "Festival Escuta Aqui!", três edições do "Festival Plurisons" e duas edições da "Oficina de Música de Curitiba", ocasiões em que teve obras executadas. Em 2024 foi selecionado em uma chamada para compor para o “.abeceda [new music ensemble]”, da Eslovênia, e para participar do Composition Course reMusik.org, da Rússia. Atualmente, Pedro Pascoali está trabalhando na concepção da ópera "The Fishermen" ao lado da Overtone Industries, de Los Angeles, e inicia o "Atelier de Composição Lírica do Theatro São Pedro", em São Paulo, durante o qual comporá uma outra ópera.
Nessas ocasiões, teve a oportunidade de trabalhar com os grupos instrumentais Orquestra Sinfônica da Unicamp, Reheard Ensemble, Ensemble Plurisons, Ensemble Mobile, Trio Girassol e Duo Charles Augusto e Alice Belém; e com diversos outros reconhecidos intérpretes do Brasil.
Pedro Pascoali também atua no âmbito acadêmico, tendo desenvolvido, como bolsista do CNPq, pesquisa arquivística sobre documentos do grupo francês l'Itinéraire, sob a orientação do Prof. Dr. José Augusto Mannis.